About Me

segunda-feira, abril 02, 2018

Resenha: Surpreendente!

| |
Título: Surpreendente! | Autor (a): Maurício Gomyde | Editora: Intrínseca | Gênero: Romance | Páginas: 265 Classificação: 
Adicionar a estante: Skoob
Comprar: Amazon 

Sinopse: Pedro Diniz tem um desafio e um problema pela frente.O desafio: filmar um roteiro magnífico capaz de surpreender o público e conquistar o prêmio mais importante do cinema brasileiro.O problema: não ter a menor ideia de como fazer isso.Aos 25 anos, recém-formado, Pedro está convencido de que é um sujeito muito especial, que tem a missão de usar o cinema como instrumento para melhorar o mundo. Diagnosticado na adolescência com uma doença degenerativa que o condenaria à cegueira, ele contraria a lógica da medicina quando a perda de sua visão estaciona de forma inexplicável. Enquanto comanda o último cineclube de São Paulo e trabalha em uma videolocadora na periferia, Pedro planeja seu próximo filme - a obra que vai consagrá-lo. E, para animar as coisas, conhece a intrigante Cristal, uma ruivinha decidida, garçonete e estudante de física nuclear, que mexe com seu coração.A perspectiva idealista de Pedro, porém, sofre sérios abalos. Atormentado por um segredo, ele parte com os amigos Fit, Mayla e Cristal numa longa viagem até Pirenópolis, em Goiás, a bordo de um Opala envenenado. Com câmeras nas mãos e espírito de aventura, a equipe técnica improvisada está disposta a usar toda a sua criatividade na filmagem, feita na estrada ao sabor de encontros inesperados e de sentimentos imprevisíveis. E o jovem cineasta descobre que, quando o destino foge do script, nada supera o apoio de grandes amigos.

           Você acha que o cinema pode mudar o mundo?
         Pedro Diniz acha. Ele tem 25 anos, super otimista e fã do cinema clássico. Seu sonho é gravar um curta capaz de conquistar o prêmio Cacau de Ouro, o maior prêmio brasileiro, e é claro, levar a mensagem do cinema ao maior número de pessoas possíveis. É por isso que ele trabalha todos os dias em uma locadora de filmes na periferia, e a noite toma conta do último Cineclube da cidade, o seu Cinema Felicidade. Mas em um mundo com Internet, onde podemos assistir filmes no conforto de casa e sem pagar nada, quem irá preferir alugar um filme ou ir ao cinema? Uma tarefa difícil à dele não?

           O Cineclube funciona no subsolo de uma lanchonete onde trabalha Cristal, uma estudante de Físicas nucleares, ruiva e espontânea. É lá que Pedro e Cristal se conhecem, e onde surge um climinha entre os dois.


         Isso tudo serve de plano de fundo para um problema grave que Pedro está passando. Entre a separação dos pais e as ameaças da dona Rebeca de fechar o último Cinema da cidade por falta de frequentadores, Pedro está cada vez ficando mais cego. Ele tem um problema sério nos olhos é já deveria está cego, se a doença não tivesse estacionado na adolescência, lhe restando 70% da visão. Antes um milagre para medicina, não mais.



         Pedro começa a ficar depressivo e todo seu otimismo passa para o lado negro. Temendo a perda total da visão em pouco tempo, ele parte em uma viajem para realizar seu sonho de gravar um filme, acompanhado do seu velho e melhor amigo, Fit, e as novas amigas Cristal e Mayla. Sem roteiro e sem equipamentos apropriados. Tudo o que eles precisavam eram um dos outros.

         Nessa viagem, Pedro irá descobrir o real valor da vida, da amizade, e segredos nunca revelados da sua família.

        Uma história carregada de emoção nós espera em Surpreendente!
A Edição está linda, cheia de detalhes em azul e ilustrações do Olho Grego, símbolo da história. Adorei como a história foi contada, com vários detalhes e frases legais que me renderam vários quotes. O final é simplesmente o melhor de todos... Devo ter chorado mais que o próprio Pedro!



Nenhum comentário:

Postar um comentário